sábado, 23 de julho de 2011

Estudando o Centro da Terra

Como é o Centro da Terra?
Habilidades:
  • Reconhecer as principais camadas que compõem o centro da terra.
  • Explicar os fenômenos da dinâmica terrestre relacionados ao tectonismo e vulcanismo, tendo como referência o movimento das placas tectônicas. 
Materiais:
1 caixa de Massa de Modelar e jornal para forrar as carteiras.
Instruções:

1) Fazer uma bolinha com a massinha de cor escura para representar a parte sólida do núcleo ( ferro e níquel) e cobrir esta bolinha com uma massinha de outra cor para representar a parte líquida do núcleo onde há ferro e níquel derretidos (NIFE).



2) Aqui temos o núcleo pronto.


3) Agora pegue uma boa quantidade de massinha, pode misturar bem duas cores ( vermelho e laranja por exemplo) até obter uma cor uniforme, para representar o manto ( magma derretido).


 
4) Escolha uma outra cor e faça as placas tectônicas em cima do magma, os alunos podem fazer as fissuras com palito ou colocar pedaços de massinha deixando espaço entre elas.
5) Para fazer a crosta terrestre (litosfera) os alunos podem mesclar o azul e o branco ou azul e marrom e cobrir novamente.

6) Para que os alunos possam identificar cada camada o professor pode partir o trabalho no meio ou apenas um quarto.Veja que legal! Os alunos adoram, pois cada trabalho é uma surpresa!
 7) Depois é só usar a criatividade!!!

Dicas: esta é uma atividade que deve ser realizada individualmente ( cada aluno com o seu material). O ideal é que o professor passe as instruções e que os alunos façam cada etapa juntos. Antes de iniciar o estudo e este trabalho existe um filme de aventura (que faz o maior sucesso entre a garotada) chamado: VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - O FILME, os alunos podem assistir e o professor pode ser fazer um trabalho investigativo e de conhecimento prévio, basta solicitar que façam um paralelo do que eles acham que é verdadeiro e falso no filme.
Durante o trabalho com a massinha o professor pode fazer as seguintes perguntas:
Será que alguém já conseguiu chegar no centro da Terra?
Como será que os cientistas sabem o que tem no centro da Terra?
O que será que é a lava do vulcão?
Porque a lava do vulcão sai para fora da Terra?

Este é um trabalho muito rico, faça na sua sala de aula e depois deixe um comentário, ok?
Trabalho realizado com uma turma de 6º ano no conteúdo de ciências da escola particular Colégio Passos - Pará de Minas - MG.






2 comentários:

  1. Olá! Obrigada pela dica. Gostei e vou fazer! Depois venho contar! Bjuss!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela dica. Gostei e vou fazer! Depois venho contar! Bjuss!

    ResponderExcluir