sábado, 30 de julho de 2011

Funções de Nutrição no Corpo Humano

 RECONHECENDO OS NUTRIENTES EM UM SANDUÍCHE NATURAL

Habilidades:

  • Reconhecer a importância dos alimentos e as características dos nutrientes.
  • Aprender as funções de cada componente do sistema digestório.
  • Aprender a adotar métodos alimentares saudáveis.
Materiais:( a quantidade será de acordo com o número de alunos)
Pacotes de pão de forma integral ou pão branco.
Mussarela ou presunto ou frango desfiado ( a critério da turma)
Tomate em rodelas
Alface
Cenoura ralada ( peça para os alunos trazerem a cenoura ralada de casa)

INSTRUÇÕES:

 OBS: Professor, o ideal é que os alunos já tenham estudado sobre os nutrientes e saibam distinguir que determinado alimento é fonte de determinado nutriente, ok?)

A atividade é simples, é uma montagem e degustação (parte que os alunos adoram ) de um sanduíche natural.
1) Divida a tarefa com os alunos ( quem vai trazer os alimentos). Faça uma vaquinha e distribua o valor com todos assim não há comentários de que um pagou mais que o outro.

2) Peça uma pesquisa para ser apresentada no dia da montagem do sanduíche: a) Qual a diferença do pão integral para o pão branco? b) Tomate, cenoura e alface são fontes de qual vitamina? Qual a função destas vitaminas no organismo? c) Porque tivemos que escolher apenas uma fonte de proteína ( frango, presunto ou mussarela? d) Aponte todos os nutrientes presentes nos alimentos que compõem o sanduíche natural. e) Por que o sanduiche natural é mais saudável que um sanduíche de lanchonete com bacon, batata palha e ovo? f) Qual refeição do dia pode ser substituída por um sanduíche desses? g) Pesquise as quantidade de calorias de: 2 fatias de pão integral, uma fatia de presunto (ou que os alunos escolheram), 2 fatias de tomate, 1 folha de alface e 2 colheres de cenoura ralada, some as calorias e diga quantas calorias apresenta este sanduíche. ( Se possível peça para os alunos olharem quantas calorias em média tem um sanduíche de lanchonte e faça a comparação.

Essa pesquisa pode ser individual e no caderno, antes de começar a montar o sanduíche faça as perguntas, ouça as resposta e faça as considerações necessárias depois mãos a obra. O resultado é muito bom os alunos gostam do sabor e aprovam a decisão de optar por alimentos saudáveis. Confiram:

Detalhe: a turma é danada e acabou levando refrigerante, eu não criei empecilhos mas provoquei reflexões sobre a substituição do refri pelo suco.

Atividade realizada com a turma do 3º ano da Escola Estadual José Ataíde de Almeida - Igaratinga - MG.














Nenhum comentário:

Postar um comentário